Nos quatro primeiros meses de 2026 a cidade de Osasco arrecadou R$ 1,85 bilhão, o que representa 6% a mais em relação ao montante arrecadado no mesmo período de 2025 (R$ 1,74 bi).
Dados foram apresentados durante Audiência Pública de Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Finanças realizada na Câmara Municipal. De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada em 2025, a estimativa é que Osasco arrecade R$ 5,7 bilhões ao longo de 2026.
“Desse total, R$ 688 milhões (37%) são provenientes do Imposto Sobre Serviços (ISS), o que demonstra a capacidade arrecadatória da cidade, mesmo com a Reforma Tributária”, ressaltou Carine Simões, subsecretária do Tesouro.
No âmbito das despesas, foram pagos 28% do montante de R$ 5,42 bilhões fixados para o ano fiscal de 2026, equivalente a R$ 1,53 bilhão. “Desse modo, o resultado primário do primeiro quadrimestre foi de R$ 375 milhões de superávit”, informou.
O valor das despesas correntes somou R$ 1,27 bilhão. Outros R$ 57 milhões foram gastos em amortizações da dívida do município. Com isso, o resultado primário representou 17,2% do arrecadado no primeiro quadrimestre.
Já a dívida de Osasco com credores e com o Governo Federal está atualmente em R$ 659 milhões, valor equivalente a cerca de 14,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do município. O montante representa uma redução em relação ao registrado no mesmo período em 2025, quando o endividamento da cidade somava R$ 1,02 bilhão, o que significa uma queda de aproximadamente R$ 361 milhões no período.
“Isso mostra uma pequena redução com relação a 2025, quando esse percentual era de 13%. Mesmo com o pagamento de benefícios aos funcionários por causa do Descongela — durante a pandemia, o Governo Federal suspendeu gastos com salários e adicionais aos funcionários públicos —, a saúde fiscal de Osasco mostra bom estado”, finalizou Carine.