A Prefeitura de Osasco, por meio do Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizou entre os dias 11 a 14, no Centro Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), na Cidade das Flores, a 8ª campanha de castração e microchipagem de cães e gatos. No período, foram castrados 850 pets.
Segundo a Prefeitura, as castrações foram realizadas no Castramóvel, ônibus que funciona como um centro cirúrgico.
Além de castrados, os animais já saíram do local microchipados, medida que ajuda a resgatá-los em caso de perda, furto ou roubo.
“Nosso Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal realizou nos últimos quatro anos, mais de 10 mil castrações nas campanhas, nos hospitais e no canil. A castração e a microchipagem são serviços importantes que garantem controle populacional, saúde e segurança dos animais”, disse o prefeito Rogério Lins.
Para o coordenador Departamento, Alexandre Capriotti, as campanhas evitam o alto índice de abandono de animais e a transmissão de doenças.
Outro fator importante da castração é que, principalmente no caso das fêmeas, o procedimento inibe doenças como o câncer de mama e infecção uterina chamada Piometra”.
A castração é gratuita, mas o munícipe interessado em castrar seu pet deve fazer o agendamento na Central 156 ou 3651-7080.
No dia do procedimento, o tutor apresenta RG e comprovante de endereço de Osasco no local da castração.