Em postagem recente nas redes sociais, o prefeito Gerson Pessoa admitiu a possibilidade de instalar câmeras com reconhecimento fácil dentro dos ônibus municipais de Osasco.
O modelo seria semelhante ao implantado na Capital pelo prefeito Ricardo Nunes. No começo de abril cinco ônibus elétricos receberam os equipamentos.
A meta da prefeitura de São Paulo é de, no prazo de três anos, instalar câmeras nos 12 mil ônibus. Todas conectadas com a Central Smart Sampa. Isso seria 100% da frota atual.
As câmeras são acompanhadas de um aviso que diz: “Sorria, você está sendo protegido!”. Elas ficam no alto, mas têm definição para identificar o rosto de quem circula pela cidade a bordo de um coletivo municipal.
A ideia deve gerar polêmica. O tema deve gerar um novo debate sobre proteção de dados, direito à privacidade e armazenamento de informações pessoais.
Osasco já iniciou a implantação de 50 câmeras com reconhecimento facial no Calçadão da rua Antônio Agu, o segundo maior comércio de rua do país, sendo superado apenas pela rua 25 de Março na Capital.