Osasco deve oferecer, ainda este ano, cursinho pré-vestibular gratuito. Em entrevista ao Diário da Região, Vitória Silvestre, secretária executiva da Infância e Juventude do município, disse que a intenção é que essa ação comece já no segundo semestre.
O projeto deve ser realizado em parceria com o grupo Integração e com aulas ministradas, possivelmente, no prédio onde hoje funciona a Faculdade Anhanguera, na Vila Yara.
A secretária contou que o projeto prevê a oferta de 400 vagas para jovens de Osasco e que as aulas acontecerão aos sábados. Objetivo é atender também os jovens que trabalham e estudam durante a semana.
Assim como as aulas, o material didático será totalmente gratuito e completo, inclusive com QR Code para que os alunos possam acessar outros conteúdos relacionados ao tema de estudo.
“A meta é que a gente consiga trazer uma concorrência leal dentro das universidades tanto públicas quanto privadas”, completou Vitória.
Embora o projeto ofereça aos osasquenses aulas gratuitas, diversas famílias ainda enfrentam dificuldades financeiras e, com isso, muitos jovens podem deixar de participar do cursinho por não ter o dinheiro para pagar o transporte.
Para essa questão, Vitória afirmou que uma tarifa gratuita é uma possibilidade a ser estudada pela administração.
“Hoje a cidade de Osasco tem o Passe Livre, por meio da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda, que oferece transporte gratuito para os inscritos nos cursos de qualificação. Então, com certeza, a gente vai colocar isso no radar para que possamos garantir o livre acesso desses adolescentes e jovens à educação de qualidade para o ensino superior”, finalizou Vitória.