Levantamento divulgado, na terça-feira (7), pelo Observatório Social do Brasil – São Paulo aponta que Osasco figura entre os três únicos municípios a obter o considerado “nível bom” no ranking do Índice de Transparência e Governança Pública.
Além de Osasco e da capital paulista, foram analisados os índices de transparência pública de outras 11 cidades que integram o Consórcio CIOESTE (Carapicuíba, Barueri, Cotia, Jandira, São Roque, Cajamar, Itapevi, Araçariguama, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus).
Na avaliação geral, Osasco ficou em segundo lugar com nota 75,6, atrás da capital (76,3) e à frente de Itapevi (terceiro colocado, com 63,1) e São Roque (quarto lugar, com 58,9). Sete cidades que integram o Cioeste obtiveram nota “ruim” e outras três “regular”.
O trabalho que avaliou essas 13 prefeituras contou com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil.
Entre os 71 indicadores no módulo geral apurados pelas organizações, estão informações se as prefeituras regulamentaram e implementaram leis para a transparência; se têm plataformas acessíveis para exercício do controle social; se garantem acesso ágil e fácil a bases de dados referentes a licitações, contratos, obras, finanças públicas e orçamento; e se promovem e fortalecem a participação cidadã no município.