Em Audiência Pública realizada na noite desta terça-feira (7) na Câmara Municipal de Osasco, ativistas, vereadores e representantes da sociedade civil, comunidade evangélica inclusiva e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) debateram estratégias e ações de fomento a políticas públicas voltadas à população LGBTQIAP+ e o combate aos atos de violência de gênero.
Presidente da Comissão, o vereador Emerson Osasco (PCdoB) foi o responsável pela condução dos trabalhos. Heber do JuntOZ (PT), que também integra a Comissão, foi o secretário da Mesa Diretora.
Presidente da Associação das Travestis e Transexuais de Osasco, Alessandra Dumdum abordou o problema da violência e relatou a morte de 15 travestis em Osasco, desde o início do seu trabalho de militância.
“Osasco, tirando a Capital, é a cidade que mais matou e mata LGBT. Osasco, desde que estou aqui, já são 15 travestis que foram mortas e viraram estatísticas. A última foi a Silvia, que morava no Helena Maria. Esses crimes estão como autoria desconhecida. Nenhum foi solucionado. Tínhamos também um gay que foi morto na rua da Cimaf a pauladas. Cadê a política pública nessa cidade? Não é uma cidade que diz que é da família? De qual família? Família acolhe e protege”, relatou.
Matheus, co-vereador do JuntOz, disse que Osasco tem cerca de 2 mil domicílios homoafetivos, segundo dados o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a população LGBT. Segundo ele, 1,4% da população osasquense é homoafetiva e quase 1% é de transgêneros.
Também participaram da Audiência Pública o pastor Leandro Vital Mendes, da igreja Arautos de Cristo Ministério Inclusivo; Claryssa Fairchild Campos, que é mulher trans e militante da União Juventude Socialista do PCdoB; e Franklin Leal Guilherme, vice-presidente da Comissão da Diversidade e Gênero da OAB.
Audiência foi organizada pela Comissão de Políticas Afirmativas de Raça e Gênero da Câmara e contou apenas com a presença do mandato coletivo JuntOz – Heber, Gabriela e Matheus, e do vereador Emerson Osasco, ou seja, de 21 vereadores, apenas dois compareceram. Evento também não teve a participação de representante do poder Executivo municipal.