Osasco está entre os 100 municípios do Brasil considerados como Cidades Inteligentes. No Ranking Connected Smart Cities, idealizado pela Urban Systems e pela Necta, são analisados 70 indicadores em 11 eixos temáticos: Mobilidade, urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia.
Na avaliação do ano passado, no eixo Tecnologia e Inovação, Osasco aparecia em 36º colocado, já neste ano a cidade subiu para a 30ª posição, aparecendo na frente, inclusive, de capitais como São Luís, do Maranhão, Teresina, do Piauí, e Maceió, de Alagoas.
Os indicadores inclusos no eixo de Tecnologia e Inovação envolvem o crescimento de empresas de tecnologia, capital humano, infraestrutura de telecomunicações (Fibra Ótica e 4,5H), produção de conhecimento (Patentes) e incentivo a pesquisas (Bolsa CNPq).
Nos últimos três anos, Osasco recebeu grandes empresas do setor de tecnologia, o que também colaborou para o resultado da avaliação das Cidades Inteligentes. Em 2018, por exemplo, a cidade passou a ser sede do iFood, empresa líder de mercado em delivery online de comida. Neste ano, a gestão municipal anunciou a chegada de outra importante empresa do setor de tecnologia e alimentação, a Rappi. Além disso, há também o Mercado Livre e a B2W. Além de Tecnologia e Inovação, Osasco apareceu no top 100 de outros três eixos, são eles: Economia, Educação e Urbanismo.