Mais de 12 mil consultas foram feitas durante o Dia D do Outubro Rosa no último sábado (21), em Osasco. As Unidades Básica de Saúde (UBSs) funcionaram das 9h às 16h para um mutirão de exames como o citopatológico de colo uterino (Papanicolau), além de requisições de exames de mamografia, ultrassonografia das mamas e transvaginal.
O Dia D foi realizado pela Prefeitura de Osasco. A diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Érica Lima, acompanhou as ações juntamente com o coordenador de Saúde da Mulher, dr. José Merenda, a gerente de Estratégia da Saúde da Família, Ariane Ribeiro, e a gerente administrativo do Programa Mais Médicos, Priscila Cruz.
Das 12.013 consultas, foram 7.124 procedimentos realizados, 1.828 exames de Papanicolau e 3.685 encaminhamentos para exames de imagens, superando as expectativas da Secretaria de Saúde.
Na UBS José Groff, do Jardim Aliança, a unidade contou com a parceria de profissionais voluntárias da Embelleze e Mary Kay, que ofereceram serviços gratuitos de cabelo, manicure, pedicure, limpeza de pele e maquiagem.
O Outubro Rosa é um movimento mundial criado na década de 1990 de conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado para o câncer de mama e de colo do útero.