Nos dias 8 (a partir das 13h) e 10 (a partir das 10h), a prefeitura de Osasco fará campanha para inserção de DIU em adolescentes e mulheres com idades entre 14 e 30 anos. Serão 30 procedimentos em cada dia. O DIU é um contraceptivo inserido no interior da cavidade uterina por meio de procedimento relativamente simples.
Para participar da campanha é necessário fazer o agendamento pelo telefone 2183-3473 e, no dia do procedimento, levar exame de Papanicolau (teste ginecológico de citologia realizado como prevenção ao câncer do colo do útero) realizado nos últimos dois anos.
Se a mulher não tiver o exame, será feito no próprio dia e, caso seja apontado algum problema de saúde, o mesmo será primeiramente tratado e uma nova data para a inserção do DIU deverá ser marcada. São duas datas possíveis: segundas e sextas-feiras.
Conforme explicou a médica Sandra Dircinha Teixeira de Araújo Moraes, coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) e do Ambulatório da Saúde da Mulher em Situação de Vulnerabilidade da maternidade, a inserção do dispositivo é feita regularmente ao longo do ano em mulheres em idade reprodutiva. As interessadas no procedimento devem comparecer à maternidade com um documento de identificação.
No dia 8, a médica Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo, fará um bate-papo com as interessadas no procedimento sobre os métodos de prevenção e cuidados com a saúde da mulher.
“Assim que começar a menstruar, a adolescente deve procurar atendimento ginecológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e, no momento que passar a ter relação sexual, escolher, após avaliação médica, o contraceptivo que seja compatível, para evitar a gravidez não planejada”, aconselha Sandra Dircinha.