A Secretaria da Saúde de Osasco iniciou a vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente, que protege contra a cepa original do coronavírus e a subvariante ômicron. Nessa primeira fase, serão vacinados idosos com 70 anos ou mais, idosos assistidos em instituição de longa permanência, indígenas, quilombolas e imunocomprometidos com 12 anos ou mais.
Os grupos mais expostos ao risco da doença e que foram vacinados com ao menos duas doses da vacina monovalente receberão esta nova versão primeiro. Mas há restrições, isso porque as pessoas que só receberam uma dose da vacina monovalente terão que se vacinar com a segunda dose antes de tomar a bivalente.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. Os endereços e horários de funcionamento poderão ser vistos em saude.osasco.sp.gov.br
O grupo dos imunossuprimidos considera, por exemplo, pessoas com câncer, pessoas vivendo com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, o que deixa o paciente mais suscetível a infecções. São eles pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm³; pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pessoas com neoplasias hematológicas, como leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásicas; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.