O Osasco Plaza Shopping contratou uma empresa para avaliar as condições de segurança de toda a estrutura do prédio e apresentar um “laudo independente”. Em nota ao Diário, a assessoria de imprensa do shopping disse que “a avaliação, até o momento, indica a higidez do restante da construção”.
No dia 8 de março, parte da laje do estacionamento caiu com quatro carros em um corredor ao lado da praça de alimentação. Acidente só não deixou feridos porque os seguranças do shopping isolaram o local por causa de uma infiltração que estava molhando o chão.
Desde então o local onde funcionava o Osasco Plaza está totalmente interditado. Ainda de acordo com a assessoria, o prédio passa por manutenções periódicas e a administração está realizando reformas para reforçar a estrutura da área onde ocorreu o incidente.
A assessoria de imprensa do Osasco Plaza ainda ressaltou que o shopping mantém um canal aberto de comunicação com os lojistas e que as cobranças de aluguel e de condomínio foram suspensas neste período.
“A administração tem apoiado o contato entre lojistas e seguradora. Ainda não há uma data definida para reabertura”, completou a nota.
Engenheiro intimado
No dia 26 de abril, a Polícia Civil convocou para prestar depoimento o engenheiro responsável pela obra em uma estrutura do Osasco Plaza Shopping.
Segundo o delegado titular do 5º DP de Osasco, Leo Francisco Salem Ribeiro, o engenheiro vive no Paraná e já foi expedida uma carta precatória para que seja ouvido.
Na mesma semana da intimação, o Instituto de Criminalística (IC) divulgou o laudo apontando os motivos que levaram a queda da laje, que também sustentava parte do estacionamento superior do shopping.
De acordo com o documento, uma infiltração e a consequente oxidação de parafusos de sustentação dessa estrutura causaram o desabamento que aconteceu no dia 8 de março.