O Osasco Plaza Shopping reabriu as portas nesta sexta-feira (12) após dois 64 dias fechados e faltando dois dias para o Dia das Mães, uma das datas comemorativas em que o comércio registra seu maior número de vendas.
A prefeitura autorizou a reabertura parcial do empreendimento, que teve o alvará de funcionamento cassado no último 8 de março depois que parte da laje do prédio caiu num corredor ao lado da praça de alimentação.
Como a laje funcionava como estacionamento, quatro veículos caíram com o desabamento. Ninguém ficou ferido porque, minutos antes da queda, funcionários do local isolaram a área por causa de um vazamento de água que escorria pelo teto.
Ao Diário, a assessoria de imprensa do centro comercial informou que nove estabelecimentos seguem fechados porque estão na área isolada, onde aconteceu o acidente. “As demais lojas estão abrindo de acordo com a possibilidade de cada lojista”, completou em nota.
O horário de abertura e fechamento do local continuará de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 20h.
Ainda segundo a administração do empreendimento, o Osasco Plaza Shopping passou por uma avaliação estrutural de engenharia enquanto esteve fechado.
“Após inspeções minuciosas que constataram a segurança da estrutura, todas as licenças necessárias referentes à reabertura foram obtidas junto aos órgãos competentes”, disse o shopping em nota.
Os laudos periciais indicam que a queda ocorreu devido a um rompimento de um parafuso, provocado por sobrecarga e oxidação da estrutura que já havia passado por reparos anteriormente. Segundo a Secretaria de Segurança do Estado (SSP-SP), o caso segue em investigação pelo 5° DP de Osasco. As autoridades policiais enviaram uma carta precatória à Polícia Civil do Paraná, onde o engenheiro responsável pela obra mora, e ainda aguardam um retorno.