O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa (Podemos), anunciou que a cidade pode adotar a Faixa Azul para motos. Declaração foi feita durante a abertura dos trabalhos legislativos deste ano na Câmara Municipal de Osasco, nesta quinta-feira (6).
Segundo o prefeito, a administração municipal estuda a implantação da Faixa Azul com base em experiências de outros municípios. A medida tem sido analisada com dados históricos sobre a redução de acidentes.
“Nós estamos estudando a implantação da Faixa Azul. É algo que nós estamos acompanhando em outros municípios com dados históricos de redução de acidentes e estamos trabalhando para que os principais corredores de Osasco possuam a condição de ter essa faixa”, falou na tribuna.
Gerson não citou os nomes das vias devem receber a marcação de corredor para motos, mas é provável que estejam na lista a Avenida dos Autonomistas, avenida Hirant Sanazar e avenida Getúlio Vargas.
A Faixa Azul é uma marcação de segurança entre as faixas veiculares da esquerda e do meio da via. Foi idealizada para que as motos possam transitar com mais disciplina e segurança, e sem alterar a dinâmica já existente na via.
Na cidade de São Paulo a implantação da Faixa Azul completou 3 anos no último dia 25 de janeiro. Atualmente, a capital paulista conta com 215 quilômetros dessa demarcação distribuídos por 46 vias.
Segundo o Infosiga, entre 2023 e 2024, houve uma redução de 47% no número de óbitos de motociclistas nas áreas onde os corredores foram executados.