A Secretaria de Assistência Social de Osasco acionou segunda-feira (12) a Operação Inverno para prestar auxílio e oferecer abrigo a pessoas em situação de rua.
Com mínimas chegando a 7 graus, assistentes sociais levaram, a partir das 19 horas, cobertores, achocolatado e ração para os que têm animais e não aceitam ir para o acolhimento nas dependências do Centro Pop, situado no Jardim Piratininga.
Quem aceitou o acolhimento foi para o local, que disponibiliza em ocasiões com temperaturas abaixo dos 10 graus camas (40 no total) e cobertores.
Lá, essas pessoas também recebem alimentação e podem tomar banho. Na manhã seguinte tomam café da manhã e voltam para suas atividades cotidianas.
A Operação Inverno é acionada sempre que as previsões meteorológicas indicam temperaturas igual ou abaixo de 10 graus.
As madrugadas de segunda-feira (12) e terça (13) registraram mínimas de 7 graus em algumas cidades da Região Metropolitana de São Paulo, inclusive em Osasco.
Além do acolhimento provisório nessas condições climáticas no Centro Pop, a Prefeitura conta com três unidades de acolhimento para pessoas em situação de rua.
Duas delas na Zona Norte, no Jardim Rochdale (uma para homens, outra para mulheres com crianças e famílias), e uma no centro.
Os munícipes que perceberem em seus bairros pessoas em situação de rua que precisam de acolhimento podem ligar para o telefone 156, que será acionado equipes da assistência social para irem ao local.
A Operação Inverno realizada pela Prefeitura de Osasco começou no dia 30 de junho e segue até o dia 15 de setembro.
Confira abaixo os locais dos serviços de acolhimento (antigo albergue).
Serviço de Acolhimento Adulto – Centro
Local: Rua da Estação, 211, Centro
Serviço de Acolhimento Adulto Masculino e Serviço de Acolhimento Feminino e Família do Jardim Rochdale (Zona Norte)
Local: rua Belo Horizonte, 87, Jardim Rochdale
Fotos: