As cidades da região já somam 15 casos suspeitos intoxicação por metanol em bebidas. Dados são da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e foram divulgados nesta terça-feira (7). Osasco é o município com maior número de casos em investigação; são 12 até agora. Carapicuíba, Cotia e Vargem Grande Paulista têm 1 caso suspeito cada.
Segundo o Governo do Estado, até terça-feira, o total de casos de intoxicação por metanol era de 176, sendo 158 em investigação e 18 confirmados. São 10 óbitos, sendo três confirmados e sete em investigação. Com relação aos casos descartados, o total é de 85.
Como as primeiras horas são decisivas para salvar vidas, a Secretaria da Saúde estadual tem adotado um protocolo padrão com os pacientes que procuram as unidades de saúde após consumo de bebidas destiladas e quadro incomum. Entre os sintomas, estão: sonolência, tontura, dor abdominal, náuseas, vômitos, confusão mental, taquicardia, visão turva, fotofobia, convulsões e acidose metabólica.
O procotocolo aplicado é tratar, como primeira hipótese diagnóstica da equipe de saúde, a intoxicação por metanol. Por isso, os pacientes que estão com os sintomas e passam a ser tratados com o protocolo são considerados “casos suspeitos” até que saia o resultado do exame.
A intoxicação por metanol é grave, pode levar à cegueira permanente e até a óbito. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de produtos como combustíveis, solventes e líquidos de limpeza.
O Governo Estadual tem realizado operações que fiscalizam bares e distribuidoras de bebidas. Desde a semana passada já foram vistoriados 18 estabelecimentos, 11 deles foram interditados cautelarmente por conta de questões sanitárias. São 7 na capital, 2 em Osasco, 1 em São Bernardo do Campo e 1 em Barueri. Um estabelecimento, na capital, foi desinterditado pela Justiça e pela Vigilância Sanitária do Município (parcialmente, mantendo bebidas destiladas interditadas).
A Secretaria da Fazenda e Planejamento suspendeu preventivamente a inscrição estadual de seis distribuidoras e dois bares, totalizando 8 estabelecimentos comerciais.