A Câmara Municipal de Osasco realizou, na noite de quinta-feira, 25, audiência pública com a Secretaria da Saúde para prestação de contas referente ao 1º quadrimestre deste ano. Os trabalhos foram comandados pela presidente da Comissão Permanente da Saúde e Assistência Social, Lúcia da Saúde (Podemos).
Os dados foram apresentados pelo enfermeiro e diretor, Sátiro Márcio Ignácio Júnior, gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica. O secretário da Saúde, Fernando Machado; e a adjunta, Suzete Franco, também participaram da reunião.
Segundo Sátiro, no setor de urgência e emergência houve 99,2% de melhora no atendimento no que diz respeito ao tempo de espera. A Saúde também informou que houve aumento significativo de atendimentos na atenção primária, quando o munícipe procura as Unidades Básicas de Saúde, por exemplo.
Cerca de 60% dos atendimentos da rede municipal de saúde foram registrados na atenção primária, o que corresponde a cerca de 1.343.000 de atendimentos, contra 20% na atenção secundária, que corresponde ao setor de urgência e emergência.
“Isso é resultado de muito trabalho e aponta que estamos no caminho certo. Precisamos fazer saúde preventiva que é realizada na atenção primária e esses dados nos deixam muito satisfeitos”, comentou Fernando Machado.
Em relação à Maternidade, os dados apontam que a gestante que chega no Amador geralmente já chega em condições de risco, e que esses dados apontam outras questões que precisam ser discutidas como problemas de acesso, disponibilidade para fazer acompanhamento por questões sociais, educacionais, entre outros.
Durante a apresentação, Sátiro Júnior falou sobre as ações sociais realizadas pela Secretaria e aquisições como ambulâncias e equipamentos para fisioterapia.