22 de setembro de 2024 19:33

Ex-delegado seccional de Osasco morre após ser baleado em tentativa de roubo; veja vídeo
Sargento do exército e vigia são baleados na Raposo
Osasco conquista 25 medalhas no Brasileiro de Karatê Goju-Ryu
Lewis mantém liderança na SBK Cup nos EUA
Projeto que cria Loteria Municipal de Osasco é retirado da Câmara
Samia Bonfim recebe título de cidadã osasquense

22 de setembro de 2024 19:33

Ex-delegado seccional de Osasco morre após ser baleado em tentativa de roubo; veja vídeo
Sargento do exército e vigia são baleados na Raposo
Osasco conquista 25 medalhas no Brasileiro de Karatê Goju-Ryu
Lewis mantém liderança na SBK Cup nos EUA
Projeto que cria Loteria Municipal de Osasco é retirado da Câmara
Samia Bonfim recebe título de cidadã osasquense
Osasco terá Casa Terapêutica para atender dependentes químicos

Divulgação

Da redação     -
27 de junho de 2023

O governo do Estado de São Paulo anunciou que Osasco vai ganhar, em julho, uma Casa Terapêutica masculina destinada a atender dependentes químicos. Divulgação aconteceu na segunda-feira (26), quando se comemora o Dia Mundial de Combate às Drogas. O endereço da unidade não foi divulgado.

Conforme a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), além de Osasco, Guarulhos vai receber uma Casa Terapêutica masculina e a cidade de São Paulo será contemplada com uma Casa Terapêutica destinada para o público LGBTQIA+. No interior do Estado serão beneficiadas com o equipamento as cidades de São José dos Campos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

“Estamos empenhados em nossa luta contra as drogas e a dependência química. Exatamente por isso, vamos inaugurar ao longo do ano diversos serviços que atenderão diferentes públicos de acordo com as suas necessidades. Somente nesses novos serviços anunciados hoje, investiremos cerca de R$ 9 milhões por ano, e a expectativa é atender mais de 300 pessoas por mês”, anunciou Gilberto Nascimento, Secretário Estadual de Desenvolvimento Social.

Como funcionam as Casas Terapêuticas?

As Casas Terapêuticas destinam-se a dependentes químicos que estão em situação de rua. O serviço está estruturado em 4 fases distintas e é ofertado em um sistema de 3 unidades denominadas Casas Terapêuticas.

A pessoa acolhida passará por atendimentos com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais, para que sejam trabalhados o desenvolvimento de habilidades sociais, um novo projeto de vida e o alcance da autonomia de renda e moradia. O período de intervenção poderá durar até dois anos. E ainda existe um acompanhamento por mais seis meses para prevenção de recaídas.

Outra ação das Casas Terapêuticas está no Serviço de Apoio aos Familiares com Dependência Química e Suporte às Pessoas que passaram pelo tratamento. A família que tem em seu núcleo um dependente também fica adoecida, não sabe como lidar com todas as dificuldades e necessita de suporte. Esse serviço contará com técnicos de psicologia e serviço social que acolherão as famílias e desenvolverão diversas ações para seu fortalecimento psicoemocional.

Prevenção

A Coordenadoria de Políticas sobre Drogas da SEDS lançou uma campanha de prevenção para todo o Estado, intitulada “Prevenir, um ato de amor”. As peças chamam a atenção para o papel da sociedade, especialmente famílias, escolas, igrejas, terceiro setor, para ajudar a alertar e conscientizar, sobretudo adolescentes e jovens.

“Antes mesmo de pensar em prevenção, é necessário compreender que a dependência química deve ser compreendida em um contexto de vulnerabilidades e dores emocionais, sociais e de relacionamentos. Diante disto, a prevenção passa pelo fortalecimento de relações no ambiente familiar, no trabalho e na sociedade como um todo. Devemos garantir que nossas crianças e adolescentes cresçam em ambientes livres de violência, sem a presença do uso de drogas e numa sociedade que seja capaz de garantir um futuro promissor”, declarou Eliana Borges, coordenadora de Políticas sobre Drogas da SEDS e Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conad).