Em entrevista ao Diário da Região, a secretária executiva da Mulher e Promoção da Diversidade de Osasco, Débora Lapas, contou que a cidade vai ganhar o Empodera Mulher Móvel, uma van adaptada que irá circular pelos bairros levando diversos serviços ao público feminino.
O veículo ficará em pontos estratégicos e com fácil acesso às mulheres como, por exemplo, em frente às escolas e feiras livres. “Assim a gente consegue oferecer de forma mais fácil os nossos serviços e um deles é voltado à autonomia. Por exemplo, em parceria com o Senac, nós estamos com cursos voltados para a capacitação feminina. Então no Empodera Mulher Móvel vamos oferecer informações sobre esses cursos voltados à capacitação, vamos apresentar a secretaria, queremos ter psicólogas e assistentes sociais para dar atenção às mulheres. Queremos sinalizar que temos o suporte que elas precisam”, explicou Débora.
Ela ressaltou que os serviços oferecidos pelo Empodera Mulher Móvel são serão voltados apenas para quem sofre violência doméstica. Na van, as mulheres terão orientações direcionadas à saúde, como quando deve ser feito um determinado exame ou como e onde agendar uma consulta médica. Também haverá orientação sobre empregos e geração de renda. “Queremos direcionar essa mulher para atendimento em qualquer serviço que temos disponível. A gente quer ser um braço da prefeitura, não só da Secretaria”, completou a secretária.
Para tornar o Empodera Móvel uma realidade, a secretária se reuniu com as cinco vereadoras de Osasco e solicitou emenda parlamentar para compra do veículo que deve custar cerca de R$ 800 mil. “Fomos em busca das vereadoras para parceria com emendas para comprar a van. Por conta do valor ser alto, porque tem o custo da van e da adaptação, achei legal a gente reunir todas as vereadoras. É uma coisa tão legal para as mulheres. A recepção delas foi muito boa”, disse Débora.
O projeto aguarda a liberação das emendas parlamentares para que a van adaptada possa ser comprada e inicie os atendimentos nos bairros.