A prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (SEREL), através da Escola de Xadrez França Garcia, disputou a Copa do Mundo feminina, evento presencial realizado em Sochi, na Rússia. As partidas ocorreram entre os dias 13 e 14 de julho, reunindo 103 competidores, sendo que quatro enxadristas representaram o Brasil: Darcy Lima, Alexander Fier, Krikor Mekhitarian e a mestre FIDE de Osasco, Julia Alboredo, 24 anos.
A enxadrista Julia Alboredo, que fez história como a primeira brasileira a participar da competição, enfrentou a grande mestre polonesa Jolanta Zawadzka, rating 2401 e uma das 60 melhores jogadoras do mundo, sendo derrotada pelo placar de 1.5 a 0.5, uma derrota de pretas e um empate de brancas.
“Sem dúvida, uma das experiências mais incríveis que tive em minha carreira até agora, e só eu e meus treinadores sabemos o quanto me dediquei e treinei para dar o meu melhor e representar o Brasil e a cidade de Osasco. Um agradecimento especial a prefeitura de Osasco e aos meus patrocinadores que fizeram que esta minha participação fosse possível”, postou Julia em seu Instagram.
E Osasco não para no xadrez. Outros dois enxadristas osasquenses foram indicados pela Confederação Brasileira de Xadrez, Henrique Muniz e Vitor Carvalho, para representarem o Brasil na Copa do Mundo de Jovens, evento online de xadrez rápido a ser realizado em agosto. Trata-se de uma competição de elite, que reunirá os melhores enxadristas do mundo das categorias sub-10, 12, 14, 16 e 18.