Santana de Parnaíba está há 33 dias sem registrar óbitos pelo novo coronavírus, segundo divulgação oficial da prefeitura. Em nota, enviada à imprensa, também consta que o município tem a menor taxa de letalidade da região Oeste da Grande São Paulo, mantendo o número de 2,5%. A média da maioria dos municípios fica em torno de 3%.
Outra estatística favorável é a de ocupação de leitos destinados à Covid, atualmente, em
4%. A queda nos casos e mortes se dá, segundo a prefeitura, a diversos fatores dentre eles a vacinação. A cidade já aplicou 166.959 doses, sendo 106.925 da primeira dose e 60.034 da segunda dose e dose única.
Nesta semana, o município iniciou a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos e, paralelo, lançou campanha para ressaltar a importância da vacinação neste grupo. Os jovens, nesta faixa etária, que ainda não tomaram a primeira dose da vacina, podem procurar qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde). É preciso levar RG e comprovante de residência. Quem também pode procurar a UBS, mais próxima, são as pessoas que por alguma razão perderam o prazo da segunda dose, levando RG, comprovante de residência e a carteirinha de vacinação.
O governo de São Paulo começou a vacinação de idosos, a partir dos 70 anos, com a terceira dose contra a Covid-19. A imunização em Parnaíba atinge, por enquanto, moradores acima dos 90 anos e seguirá o mesmo padrão da imunização, reduzindo a idade por períodos e, de acordo, com o envio das doses pelo governo federal ou estadual.