O novo Parque da Juventude, na região do Chácaras Marco, em Barueri, tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2024. A construção está sob responsabilidade da Secretaria de Obras e, após ser entregue, passará a ser gerenciado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), assim como os outros quatro parques da cidade (Parque Dom José, Parque Ecológico Tietê Barueri, Parque Taddeo Cananeia e Parque Linear).
Com projeto assinado pelo arquiteto Benedito Abbud, o novo parque, com tamanho estimado em 160 mil m², será interligado ao Parque Linear, entregue pela Prefeitura de Barueri em agosto de 2021. Cerca de 6 mil árvores comporão o espaço.
Já foi concluída 68% da obra, que terá prédio administrativo, espaço multiuso, playground, lanchonete, sanitários masculino e feminino, academia ao ar livre, palco para shows, pet parque (área dedicada exclusivamente para os animais de estimação), pista de skate no formato street, arquibancada com 182 lugares, campo de rugby e futebol, quadras poliesportivas de basquete, tênis, vôlei de praia, Sala Verde, setor de manutenção, guaritas, pistas de caminhada e de ciclismo, estacionamento com cerca de 350 vagas e área para food trucks.
Localizado entre as avenidas Marco e Antônio Furlan, a rua Tilápia e a estrada dos Romeiros, o Parque da Juventude trará muita valorização a toda região, já que revitalizará a área e trará mais opções de lazer, práticas esportivas, culturais e lúdicas, além de contribuir para a qualidade do ar, favor o controle da temperatura e a biodiversidade local.
Para o secretário do Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), que também é biólogo, com este serão cinco parques para os munícipes chamarem de seus. “Tendo como objetivo expandir as áreas verdes, de preservação e lazer de Barueri foi criado o Parque da Juventude. Ele e os demais parques vão entregar diversas atrações, shows e atividades esportivas, além de reforçar a importância da sustentabilidade local. Esses espaços enriquecem a cidade e quem mora aqui sabe o quanto eles são importantes para a qualidade de vida”, ressalta Bidu.
Fotos: