24 de setembro de 2024 19:31

Aluna vai para UTI após comprar pirulito com droga K2 em Itapevi
Colisão entre 4 veículos trava Raposo Tavares
Homem que matou manicure com 15 facadas se entrega à policia
Debate do Flow tem expulsão de Marçal e porrada entre assessores
GCM resgata homem vítima sequestro relâmpago na Granja Viana
Basket Osasco inicia playoffs com derrota

24 de setembro de 2024 19:31

Aluna vai para UTI após comprar pirulito com droga K2 em Itapevi
Colisão entre 4 veículos trava Raposo Tavares
Homem que matou manicure com 15 facadas se entrega à policia
Debate do Flow tem expulsão de Marçal e porrada entre assessores
GCM resgata homem vítima sequestro relâmpago na Granja Viana
Basket Osasco inicia playoffs com derrota
Parque do Piratininga tem yoga toda quarta-feira

Divulgação

Da redação     -
29 de junho de 2023

Toda quarta-feira, às 9 horas, o Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas, também conhecido como Parque do Piratininga, em Osasco, oferece aulas de yogas gratuitas. A iniciativa é do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) da Secretaria de Saúde de Osasco.

A ação denominada “Práticas Integrativas – Yoga no Parque” é aberta ao público e visa integrar os pacientes da unidade do Caps com munícipes que frequentam o parque, promovendo uma convivência saudável e mais qualidade de vida a todos por meio da atividade física ao ar livre.

O Hatha Yoga une posturas físicas associadas ao controle da respiração e meditação, proporcionando ganhos como a saúde mental, consciência corporal, o desenvolvimento da paciência, a redução de ansiedade e impulsividade, a melhora postural e equilíbrio emocional e físico, bem como melhorias no sistema imunológico, prevenindo doenças.

O programa é organizado pelo professor Ari Osvaldo Alves, funcionário público, fisioterapeuta, especialista em fisiologia do exercício, mestre em terapia intensiva e mestrando em Neurologia, que é quem comanda as aulas, juntamente com a coordenadora técnica do CAPS AD, psicóloga Beatriz Espósito, e a enfermeira técnica do Caps AD, Elizabeth Aparecida da Silva.

O professor Ari explicou que utiliza as técnicas de Hatha Yoga, que envolve o equilíbrio do corpo e da mente, para promover a saúde preventiva, e ainda utiliza da risoterapia (terapia do riso) que contribui para liberar as tensões físicas e emocionais do dia a dia.

“Essa integração está sendo positiva. Agregamos todo o conhecimento da ciência junto com a prática do yoga, que existe há mais de 5 mil anos, sendo muito importante, porque trata-se de saúde preventiva a um custo muito baixo”, comentou o professor.

“Aqui você aprende a ter equilíbrio emocional e a enfrentar os problemas com mais serenidade. Tem alongamento, fortalecimento pélvico e muscular, entre outras práticas. Aquela aceleração do coração passa, você encontra harmonia e os exercícios de isonomia são fundamentais principalmente para os idosos. Conto os dias para vir aqui e me faz uma falta o dia que eu não venho”, contou Maria da Graça Checchio, 67 anos, moradora do Piratininga.

“Comecei a frequentar as aulas assim que me aposentei, em 2009. Gosto muito! Aqui encontrei inúmeros benefícios à minha saúde. Sofria de labirintite e bursite, tinha medo de atravessar a rua, de cair, e com os exercícios e a frequência regular, fui me adaptando; parei de tomar remédios, por recomendação médica, e o que me ajudou com os exercícios da yoga foi o equilíbrio corporal, além da meditação e a respiração. Resumindo, digo que é excelente. Convido a todos a virem fazer as aulas, o pessoal aqui é super animado e a nossa convivência nos tornou uma grande família”, convidou a munícipe Deise Calazans, 65 anos, moradora da região.

Quem tiver interesse em fazer as aulas do Yoga no Parque pode ir direto ao Parque do Piratininga. Não é preciso fazer inscrição. Basta chegar e juntar-se ao grupo. Menores devem estar acompanhados por um responsável. É recomendado usar roupas leves, tênis, levar uma garrafa com água e um colchonete/tapete tatame para fazer os exercícios com mais conforto.

As aulas acontecem ao ar livre. Nos dias chuvosos o serviço é suspenso. O Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas fica na rua dos Hebreus, 111, no Jardim Piratininga.

O que faz o Caps AD?

O Caps AD realiza acolhimento, avaliação, tratamento, reinserção social, prevenção e redução de danos, além de orientar e apoiar as famílias dos usuários. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e educadores físicos. O Caps AD funciona na Policlínica da Zona Norte, localizada na avenida Getúlio Vargas, 889, Jardim Piratininga. Mais informações pelo número 3687-8549 ou no e-mail capsad3.ss@osasco.sp.gov.br