Em oito edições, esta será a quarta disputa consecutiva do Força Bruta em Cotia. Após três anos na Praça da Matriz, chegou a vez do Parque Teresa Maia, na região da Granja Viana, sediar o evento. O local tem mais de 23 mil metros quadrados de área verde, um lago abastecido por nascentes do lugar, e deve contrastar com toda a adrenalina, provas desafiadoras e a verdadeira força bruta da competição.
“Cotia é uma cidade muito plural: temos verde em todas as regiões, áreas preservadas, a pujança e diversidade de lazer e gastronomia da Granja Viana, a força comercial de Cotia e ficamos muito felizes em recebermos eventos importantes, com destaque internacional, como o Força Bruta pelo quarto ano seguido”, disse o prefeito Rogério Franco.
Evento de atletismo de força, mundialmente conhecido como strongman, o Força Bruta acontece neste domingo (7), a partir das 10h. Em Cotia, alguns dos homens mais fortes do mundo se apresentam na competição que, rapidamente, caiu nas graças do público brasileiro, por conta de todo show físico apresentado pelos competidores. Quatro países estão representados na disputa: Brasil, com o paulista Tiago Aparecido, Bolívia, com Cristian Quiroga, Estônia, de RaunoHeinla, e Rússia, de Mikhail Shivlyakov.
Atual campeão do evento, Mikhail Shivlyakov é o homem a ser superado em Cotia. O russo de 40 anos, 1,87 m e 145 kg, já conquistou diversos títulos do esporte em seu país. Da Estônia vem RaunoHeinla, com 1,83 m de altura e 140 kg. Raunotem 38 anos e foi seis vezes o homem mais forte de seu país.
O boliviano Cristian Quiroga, de 29 anos, 1,88 m e 161 kg, e o brasileiro Tiago Aparecido, com 36 anos, 1,79 m e 135 kg, estão entre os maiores destaques do strongman sul-americano nas últimas temporadas. Quatro vezes campeão sul-americano, o paulista Tiago Aparecido, de Biritiba-Mirim, tem a seu favor uma participação no Força Bruta em 2018, além do fato de estar competindo em casa.