Em meio a uma indefinição sobre qual será o seu destino na temporada de 2021 do automobilismo, o piloto de Alphaville, Gianluca Petecof anunciou nesta segunda (01), em suas redes sociais sua saída da Academia de Pilotos da Ferrari.
“Hoje anuncio a minha saída da Academia de Pilotos da Ferrari. Em três anos foram 10 vitórias, 10 pole positions e o recente título Europeu, além de conquistar os 40 pontos da FIA. Cresci muito como piloto e pessoa, e fico satisfeito em concluir nossa parceria como campeão”, escreveu.
O jovem de 18 anos teve uma de suas melhores temporada nas pistas em 2020, conquistando o título da Fórmula Regional Europeia, importante categoria de base no caminho à Fórmula 1, superando adversários como o companheiro de Academia, e da Equipe Prema, Arthur Leclerc, irmão do piloto da Scuderia.
A sua trajetória até o título não foi fácil, após quase ver a sua temporada ser ameaçada por falta de recursos, Petecof fechou patrocínio com duas empresas a Matrix Energia e a Americanet que garantiu à Petecof o aporte necessário para concluir, e conquistar, o Campeonato.
Em novembro ele anunciou sua saída da Equipe Prema quando a escuderia decidiu escolher Leclerc para sua equipe de F3 — um passo antes da F1 — numa vaga que custa cerca de 900 mil euros.