Foram sete anos sem nenhum brasileiro disputar uma temporada de F1, desde a aposentadoria de Felipe Massa em 2017. Mas a espera, enfim, terminou: o jovem Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, foi anunciado como reforço da Sauber para 2025 e completa o grid da próxima temporada, trazendo de volta a bandeira brasileira à categoria.
Desde julho, o brasileiro passou a ser especulado para o segundo assento da Sauber para a temporada 2025 da F1, o que ganhou ainda mais força nos dias que sucederam o GP de São Paulo deste ano.
Ele assume a vaga de Valtteri Bottas e formará a dupla do time suíço ao lado de Nico Hulkenberg, que deixará a Haas rumo ao time suíço no próximo ano.
Líder do atual campeonato da Fórmula 2, e campeão da Fórmula 3 em 2023, ele já tem 30 pontos da superlicença (documento exigido para guiar na categoria) e, mesmo que não leve o título da F2 deste ano, conseguiria os dez restantes só por terminar a temporada, ao menos, em sexto lugar.
O jovem de Osasco é assessorado, há dois anos, por Fernando Alonso por meio da A14, empresa fundada pelo bicampeão. No ano seguinte, juntou-se à Academia de Jovens Pilotos da McLaren, responsável por lançar para a F1 nomes como Lewis Hamilton, Lando Norris e Oscar Piastri.