O governo federal confirmou a liberação de R$ 7 milhões do Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) para um projeto piloto de estudo e combate à poluição do Rio Tietê.
A cidade de Pirapora do Bom Jesus será uma das maiores beneficiárias do investimento cujos resultados futuros serão aplicados em âmbito nacional em outras bacias hidrográficas com problemas semelhantes.
A iniciativa é resultado da articulação direta do prefeito Gregório Maglio, que apresentou a demanda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em duas ocasiões. Em julho de 2025, durante visita de Lula a Osasco e, posteriormente em Brasília.
O projeto foi montado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e será conduzido no subeixo de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Novo PAC.
Trata-se de um estudo estratégico que irá avaliar de forma integrada as fontes poluidoras e à qualidade da água na bacia do Alto Tietê, abrangendo desde as nascentes até a saída do rio da Região Metropolitana de São Paulo em Pirapora do Bom Jesus, município onde os impactos da poluição se acumulam com grande intensidade.