Nesta quarta-feira (29), o presidente do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo), Josué Ramos, autorizou o início das atividades da usina móvel de reciclagem construção civil em Pirapora do Bom Jesus.
O município foi o primeiro a receber a usina porque acabou de licenciar uma área de permite a realização desse tipo de processo. Na sequência, haverá um rodízio entre as outras 11 cidades que compõem o Consórcio.
Os recursos para a compra da Usina vieram da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo que, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição, concedeu financiamento na modalidade não reembolsável, no valor de R$ 3.232.500,00. O recurso foi destinado à aquisição dessa usina móvel.
A usina transforma o entulho em material reciclado para uso na própria construção civil. Por exemplo, esse entulho reciclado pode ser usado como base de calçadas e pavimentos.
“Certamente esse entulho seria descartado em um aterro sanitário, acarretando mais um problema às prefeituras, que é o encurtamento da vida útil dos aterros”, explicou o engenheiro civil Jorge Lapas, secretário executivo do Cioeste e ex-prefeito de Osasco.
O Cioeste adquiriu também um cavalo mecânico (nome técnico dado à cabine do caminhão e à parte que faz a tração do veículo).