Suspensas desde março do ano passado por causa da pandemia de Covid-19, a volta às aulas presenciais acontece na próxima segunda-feira (2) em Osasco. “Seguiremos todas as determinações sanitárias em vigor. Estamos em consonância com as orientações da nossa Vigilância Epidemiológica. Vamos respeitar o distanciamento social, álcool em gel em abundância nas escolas e uso de máscaras. Compreendemos as inquietações [dos pais]. Vamos monitorar muito de perto qualquer tipo de intercorrência que existir, mas entendemos também que os alunos precisam voltar para as salas de aula e os pais podem se sentir absolutamente seguros em relação a isso”, disse o secretário da Educação, Cláudio Piteri.
Ao Diário, a prefeitura confirmou que “todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino receberão máscaras reutilizáveis”. O número de máscaras que cada aluno receberá não foi informado pela assessoria. A distribuição do material escolar começou essa semana e está sendo entregue durante as reuniões de pais. Já os uniformes devem ser entregues nos próximos dias. “Posteriormente, as escolas organizarão a entrega dos uniformes”, informou a prefeitura.
O retorno às salas de aula será com rodízio de 50% dos alunos (dia sim, dia não). A medida será aplicada aos alunos da educação infantil, do ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Este mês, quando a data para o retorno presencial foi anunciada, o prefeito Rogério Lins usou as redes sociais para tranquilizar os pais sobre a retomada. Segundo ele, todas as escolas foram previamente preparadas com todos os itens necessários para que o retorno aconteça com segurança. “Muitos pais tem nos procurado preocupados com o comportamento das crianças e a preocupação pedagógica e já nos preparamos para acompanhar e suprir esses desafios”. No início do retorno para as salas de aula a presença do aluno não será obrigatória, ficando aos pais a decisão da participação presencial ou não de seus filhos.