Nesta sexta-feira (28), o 3° Sargento PM Balbino, Comandante de Equipe do Canil do 5° BAEP (Batalhão de Ações Especiais), prestou homenagem “In memorian” ao cão policial cadela Ônix que faleceu aos 8 anos de idade por piometra, uma infecção uterina.
A cadela Ônix nasceu em 8 de janeiro de 2016, sendo da raça Pastor Belga Malinois, e aos seus três meses de idade foi selecionada para se tornar um cão policial, devido sua genética e sua predisposição para o trabalho policial com cães.
Desde filhote sempre destacou-se nos treinamentos de guarda e proteção e detecção de drogas, sendo um cão inteligente, ágil e focada nos treinamentos.
A Ônix participou de diversas operações no 5° BAEP atuou em operações no Combate ao Tráfico de Drogas, Policiamento em Eventos, Controle de Multidões e Patrulhamento com Cães.
Ela sempre esteve disposta a proteger a Sociedade Paulista e destacou-se em duas ocorrências em uma atuação brilhante onde teve participação direta, com a utilização do uso progressivo da força. Através da guarda e proteção policial, a Ônix imobilizou e conteve a fuga de dois infratores da lei, auxiliando os policiais no ato da prisão dos criminosos.
Em fevereiro de 2020, representou a Polícia Militar do Estado de São Paulo na 4ª Olimpíada K9 Anual da América do Sul em Guarulhos São Paulo, e conquistou o 2º Lugar na modalidade de Guarda e Proteção, devido seu alto grau de treinamento e eficiência na modalidade.
Após uma carreira profissional incrível ela aposentou, e no dia 23 de julho de 2023 ela foi adotada pela Cabo PM Flávia e pelo Cabo PM Fábio, que também atuam no 5° BAEP. Ao lado deles ela teve dois anos maravilhosos, repletos de cuidado, amor e carinho.