Nove pessoas foram presas suspeitas de integrar quadrilhas envolvidas com sequestro seguido de extorsão em Cotia, Carapicuíba, Jandira e no litoral de São Paulo.
A operação foi comandada pela Polícia Civil. As prisões aconteceram nesta quarta-feira (14) após cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão temporária contra os investigados.
Um dos crimes ocorreu em agosto de 2024, no Jaguaré, na Zona Oeste da capital, divisa com Osasco, quando um homem marcou encontro por aplicativo e foi sequestrado por seis homens.
Na época, os bandidos levaram carro, celular, cartões e dinheiro por meio de transferências bancárias. Ele chegou a ficar em cativeiro.
A 1ª Delegacia investigava esse caso, conhecido como “Golpe do Amor”, que levou ao desmantelamento da quadrilha.
Os criminosos fazem perfis em aplicativos de relacionamento, marcam o encontro e rendem a vítima no local combinado.
O rapaz do Jaguaré só foi liberado após pagamento de resgate. Em Perdizes, um outro homem foi sequestrado pela gangue e levado até um matagal e só foi liberado após seu irmão realizar um pagamento ao bando.
A operação contou com o apoio do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), do Grupo Especial de Reação (GER) e Serviço Aerotático (SAT), do Dope, e com a Delegacia de Homicídios e Grupo de Operações Especiais (GOE) do Deinter 6.