A Justiça manteve a prisão preventiva dos policiais civis João Galvão de França Filho e Alexsandro Rufino Evaristo detidos dentro do 10º DP de Osasco sob acusação de extorsão a um motorista de aplicativo.
Segundo a denúncia, o motorista teria sido abordado pelos investigadores durante uma corrida particular. Eles o obrigaram a ir até a delegacia onde afirmaram que havia drogas em uma caixa dentro do carro.
Para que não fosse aberta investigação, os policiais pediram R$ 50 mil ao motorista. Depois, aceitaram reduzir o valor para R$ 30 mil e aceitaram liberar ele para correr atrás do dinheiro e voltar ao DP para “quitar” o acerto.
O motorista foi liberado e procurou a Corregedoria-Geral da Polícia Civil para denunciar o caso. A investigação utilizou cédulas marcadas para acompanhar a entrega do dinheiro, que teria sido combinada no próprio 10º DP.
As prisões em flagrante foram convertidas em preventivas pela Justiça, e as investigações continuam. A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que foi solicitada a quebra do sigilo dos celulares apreendidos para aprofundar a apuração do caso.