As obras da nova Ponte Guilherme de Almeida, em Barueri, vão passar para mais uma etapa nesta quinta-feira (23) com a concretagem da aduela de fechamento do vão central no sentido Leste, em direção à capital. A etapa marca o encontro das duas frentes da estrutura, conhecida como “beijo”, e representa a conclusão do tabuleiro principal da ponte.
O procedimento integra as obras de implantação das pistas marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280), no trecho entre os quilômetros 22 e 27. O fechamento do vão no sentido Oeste foi realizado em agosto.
Com a concretagem desta quinta-feira, os dois sentidos passam a ter o tabuleiro principal concluído, restando a execução das aduelas dos vãos adjacentes, prevista para terminar em janeiro de 2026.
Segundo a ViaOeste, concessionária responsável pela obra, foram executadas 65 aduelas no sentido Oeste e 58 no sentido Leste. Cada uma das pontes contará com 69 aduelas, incluindo as peças de partida e fechamento. O fechamento dos vãos centrais exige precisão técnica para o alinhamento das estruturas.
Com essa fase, a ponte se prepara para integrar o conjunto de intervenções da duplicação das marginais da Castello Branco. A previsão é que a ligação com as novas pistas ocorra em março de 2026, quando terá início a etapa de pavimentação.
As obras fazem parte do projeto de ampliação da rodovia, desenvolvido pela ViaOeste em parceria com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). O investimento total é de R$ 1 bilhão. O projeto inclui a modernização dos trevos de Alphaville e Barueri e a ampliação das marginais, com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego e o acesso a vias como a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha.