A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) o fim da paridade de preços do petróleo com o dólar e o mercado internacional.
Isso vai derrubar o preço dos combustíveis e derivados, como gasolina e diesel e gás de cozinha, para o consumidor final.
Economistas estimam uma queda de 8% no preço do litro da gasolina na bomba e de 15% no valor do botijão de gás de cozinha. O preço do diesel também sofrerá redução.
Desde 2016, com governo de Michel Temer e depois Jair Bolsonaro como presidentes da República, o preço dos combustíveis, no mercado interno, acompanha as oscilações internacionais, ou seja, não havia intervenção do governo federal para garantir preços menores. Era a chamada “paridade internacional de preços”.
Após negociações com o ministro das Minas e Energia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras anunciou o fim desse mecanismo automático de reajustes.
“Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, diz o comunicado.