O prefeito de Ibiúna, Mário Pires, recebe nesta sexta-feira (29) Humberto Tobé, assessor especial da Assessoria de Assuntos Parlamentares (ASPAR) do Ministério da Saúde e integrante da equipe ligada diretamente ao ministro Alexandre Padilha. A agenda prevê uma reunião com representantes da Prefeitura e vereadores para tratar de demandas da área da Saúde no município.
A visita ocorre em um momento em que a administração municipal busca apoio para projetos e investimentos voltados à rede pública de saúde. Durante o encontro, o prefeito deve apresentar ao representante do governo federal necessidades do município relacionadas à ampliação de serviços, estrutura da rede de atendimento e captação de recursos para o setor.
Tobé atua na Assessoria de Assuntos Parlamentares do Ministério da Saúde, órgão responsável pela interlocução entre o governo federal, parlamentares e administrações municipais. Entre suas atribuições está o acompanhamento de demandas apresentadas por prefeituras e a articulação de programas e políticas públicas ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A reunião acontece também em meio ao processo de mudança na administração do Hospital Municipal de Ibiúna. A unidade passa por uma transição de gestão após a conclusão de um chamamento público realizado pela Prefeitura. O Instituto Morgan foi o vencedor do processo e assumirá a administração do hospital no lugar do Instituto de Gestão, Administração e Treinamento em Saúde (IGATS), que atualmente responde pela operação da unidade.
A troca de gestão tem sido acompanhada pela Prefeitura, pelo Conselho Municipal de Saúde e pelas instituições envolvidas. A administração municipal afirma que o objetivo é garantir a continuidade dos atendimentos e evitar impactos nos serviços prestados à população durante o período de transição.
Além de discutir as demandas da Saúde de Ibiúna, a reunião deve servir para que a Prefeitura apresente projetos ao governo federal e busque apoio para investimentos no setor. Entre os temas que devem entrar na pauta estão a ampliação dos serviços oferecidos à população e o fortalecimento da rede municipal de atendimento.