Nesta quinta-feira (12), o prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves, suspendeu as aulas em algumas escolas municipais após a fumaça de um incêndio em área de vegetação atingir a Escola Estadual Dona Maria Alice Crissiuma Mesquita e o Instituto Educacional Santa Terezinha. As unidades gerenciadas pelo governo do estado também foram evacuadas.
O fogo se propagou em um espaço verde situado entre essas duas escolas e a fumaça inviabilizou a permanência dos alunos em sala de aula no período da manhã e, por precaução, estendida para o turno da tarde.
O Corpo de Bombeiros foi notificado para conter o incêndio por volta das 9h. A Defesa Civil ajudou a isolar a zona afetada e a controlar o fogo. Ninguém ficou ferido e as chamas não atingiram os colégios.
Até o horário do intervalo a evacuação de todas as unidades escolares já havia sido feita. Não há informação se as atividades letivas serão retomadas amanhã.
Na quarta-feira (11), em Cotia, um fogo em mata atingiu uma área próxima de residências e uma escola. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 12h50 para a ocorrência no km 39 da Rodovia Raposo Tavares, em Caucaia do Alto, e enviou uma viatura para combater as chamas.
Um outro incêndio que começou em vegetação alcançou um estabelecimento na Avenida São Camilo, mobilizando sete viaturas dos bombeiros para o combate. O restaurante “A casinha”, antigo “Celeiro da Granja” ficou destruído pelo fogo.
Já na cidade de São Paulo, o fogo atingiu a vegetação ao lado da estação Jaraguá, na Zona Norte, próximo aos trilhos do trem. O governador Tarcísio de Freitas ordenou que o Parque do Jaraguá permaneça fechado. Ele e outros 45 parques estaduais tiveram o acesso público negado com o aumento das queimadas para evitar risco de incêndio criminoso.