O Hospital Municipal de Barueri, que além dos moradores da cidade também atende 40% da população da região, precisou montar esquema especial para driblar a falta de energia elétrica que afetou o bairro na sexta (3).
Vários pacientes do Pronto Atendimento tiveram que retornar para casa sem realizar alguns exames e sem saber o resultado de outros. Isso porque o hospital precisou ativar seu sistema de geradores devido à falta de energia elétrica no bairro. A falta de luz afetou a internet do local, o que prejudicou também o acesso a dados dos pacientes e de alguns exames cujos resultados foram disponibilizados na rede.
A situação exigiu medidas imediatas por parte da administração, mas permitiu que o prédio e centro cirúrgico permanecessem em funcionamento de urgência sem comprometimento à saúde dos pacientes.
A forte chuva que caiu no estado destruiu parte da rede de distribuição, principalmente, na Grande São Paulo. Barueri, Osasco, Cotia, Itapevi, Carapicuíba e Jandira, dentre outros municípios, tem residências com quase 60h sem luz. .
A demora da Enel em restabelecer a situação levou a prefeitura de Barueri a emitir nota, em suas redes sociais, cobrando a empresa pela retomada normal dos serviços na cidade.