A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Osasco antecipou para 1º de junho o início da Operação Inverno, que ocorre geralmente a partir da segunda quinzena do mês.
Sempre que a previsão dos institutos meteorológicos indicarem noites e madrugadas com temperatura igual ou inferior a 13 graus, equipes do serviço de abordagem irão às ruas para conscientizar pessoas em situação de rua a buscarem os centros de acolhimento da cidade.
O acolhimento noturno será feito no Centro Pop (rua Martin Afonso, 244, Jardim Piratininga). O local tem capacidade para abrigar 40 pessoas durante a operação inverno.
Os que aceitam ser acolhidos podem tomar banho no local, recebem um kit lanche e dormem em beliches confortáveis com travesseiros e cobertores.
No Centro Pop só é possível pernoitar durante a vigência da Operação Inverno, pois o local funciona apenas para atendimento diurno, das 8h às 17h. Lá, durante o dia, as pessoas em situação de rua podem se alimentar, tomar banho e lavar suas roupas.
A Prefeitura conta com três centros de acolhimento provisório: um no centro (rua da Estação, 211), e dois na Zona Norte, na Rua Belo Horizonte, 87, Jardim Rochdale. Um deles é feminino e para famílias (casais com filhos) e outro apenas para homens adultos.
Esses locais abrigam pessoas em situação de vulnerabilidade 24 horas todos os dias e neles as pessoas podem pernoitar e têm direito a banho, refeições e higienização das roupas. O prédio conta com espaço para abrigar os pets dos que passam o dia nas ruas e apenas pernoitam no local.
Os munícipes também podem auxiliar no acolhimento a essas pessoas durante a Operação Inverno – sempre que houver queda acentuada nas temperaturas, com previsão de 13 graus ou menos. Basta ligar para o telefone 156 da Prefeitura e informar onde essas pessoas se encontram, que uma equipe da abordagem social será enviada ao local.