A prefeitura de Taboão da Serra e o Governo do Estado assinaram nesta segunda-feira (3), um termo de convênio de parceria para tornar possível uma promessa antiga para a cidade: a chegada a linha 4-Amarela do Metrô.
Será o primeiro serviço de metrô fora da capital paulista após mais de 50 anos de inauguração da rede.
Atualmente, de forma provisória, o trajeto entre Terminal Vila Sônia, na zona Oeste da capital paulista, e o centro de Taboão da Serra é feito por ônibus disponibilizados pela ViaQuatro, concessionária da linha 4-Amarela.
A futura estação Taboão vai contar com um terminal de ônibus, onde vão parar as linhas municipais e metropolitanas intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), e também um bicicletário.
A estrutura será onde anteriormente funcionava a concessionária de carros (Volkswagen Sorana Sul), em um terreno de aproximadamente 30 mil m², localizado às margens da rodovia Régis Bittencourt, uma das áreas mais valorizadas de Taboão da Serra.
O governador Tarcísio de Freitas já havia prometido para ainda neste ano de 2024, o início das obras de extensão da linha 4-Amarela entre o atual terminal Vila Sôna, na zona oeste da capital paulista, e Taboão da Serra, na Grande São Paulo. As sondagens de solo começaram em abril.
O prolongamento da linha 4-Amarela será de 3,3 km. terá duas novas estações: Chácara Jockey, na Avenida Professor Francisco Morato e Taboão da Serra.
A previsão é de início das operações entre 2027 e 2028. (com Diário dos Transportes)