Começou no dia 30 de junho e segue até o dia 15 de setembro a Operação Inverno e Frentes Frias, realizada por equipes da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Osasco.
A abordagem noturna de pessoas em situação de rua acontece em noites com temperaturas igual ou menor que 10°C no município.
Durante a ação, os agentes da SAS percorrem vias do Centro, Zonas Norte e Sul, realizando busca ativa de pessoas em situação de rua a partir dos pedidos feitos pelos munícipes na Central 156 ou em locais onde já é de conhecimento da administração municipal.
Os serviços de acolhimento institucional em Osasco oferecem alojamento, higiene pessoal e alimentação. Já para aqueles que não aceitarem a ida para o acolhimento institucional, a Prefeitura entrega cobertores, roupas, alimentos e ração para os pets.
O prefeito de Osasco destacou que além do serviço de acolhimento, existe a possibilidade dessas pessoas terem um novo recomeço. “Temos oportunidade de emprego para as pessoas que querem sair da situação de rua e começar uma vida nova através do Programa Recomeçar”, disse Rogério Lins. O programa tem como objetivo oferecer qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A população pode ajudar na Operação Inverno e Frentes Frias entrando em contato com a Central 156 informando o endereço e um ponto de referência em que está a pessoa em situação de rua. O atendimento do 156 funciona 24h por dia, 7 dias por semana.
Além dos serviços de acolhimento institucional para mulheres, famílias e diversidade e acolhimento institucional para adultos, ambos no Rochdale (rua Belo Horizonte, 87), o Centro Pop (rua Martin Afonso, 244, Piratininga) oferece acolhimento emergencial noturno nas noites mais frias.