A Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), presidida pela deputada Bruna Furlan, realizou audiências públicas com mais duas Diretorias Regionais de Saúde (DRS), reunindo representantes de 140 municípios que apresentaram suas principais demandas relacionadas ao atendimento da população.
A primeira audiência foi com a DRS I – São Paulo, que abrange 38 cidades, entre elas Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia e Vargem Grande Paulista. O encontro contou com a presença do prefeito de Barueri, Beto Piteri, e do ex-prefeito Rubens Furlan. Também participaram os prefeitos Dr. Sato (Jandira) e Gregório Maglio (Pirapora do Bom Jesus), além do ex-prefeito de Itapevi, Igor Soares, e do vice-prefeito Thiaguinho Silva, entre outras lideranças municipais.
“Durante o encontro, foram apresentadas questões essenciais para a melhoria dos serviços de saúde, com destaque para as demandas voltadas à ampliação do acesso, à qualidade do atendimento e ao fortalecimento da rede pública”, escreveu Bruna Furlan em publicação nas redes sociais.
A segunda audiência foi com a DRS XV – São José do Rio Preto, que representa 102 municípios. “As melhorias que buscamos para os municípios não são apenas desejáveis, mas representam condição indispensável para que os pacientes tenham atendimento próximo, humano e eficiente, sem precisarem percorrer longas distâncias ou aguardar por muito tempo. Vamos levar ao parlamento estadual e ao governo propostas que resultem em avanços para os municípios dessa nossa DRS XV”, afirmou a deputada.
Presidente da Comissão da Saúde da Alesp desde 2023, Bruna Furlan pretende se reunir com as 17 Diretorias Regionais de Saúde do Estado e ouvir, dos 645 municípios paulistas, as principais reivindicações e dificuldades enfrentadas pelos gestores e pela população. Após as audiências, será elaborado um diagnóstico completo sobre a situação da saúde em todas as regiões, com o objetivo de propor soluções práticas e melhorar o atendimento à população.
“Muitos são os desafios. Nem todos os problemas serão resolvidos, mas todos serão enfrentados. Vamos em frente, lutando sempre por uma saúde mais justa e eficiente para todos”, concluiu a parlamentar.