14 de junho de 2026 06:52

Osasco celebra Santo Antônio com missas, procissão e quermesse
Cinco bandidos presos após assalto a casa em São Roque fizeram advogada refém, foi amarrada e ameaçada
Preso o 5º bandido de tiroteio em Cotia; dois tentaram fugir pelo esgoto e dois invadiram uma casa
Rapaz acusa homem grisalho de assédio dentro de trem da Linha 9-Esmeralda
Frank acusa outros influenciadores de envolvimento com PCC e cita Carlinhos Maia
Após recontagem de votos que tirou seu mandato, Gansinho volta à Câmara de Osasco

14 de junho de 2026 06:52

Osasco celebra Santo Antônio com missas, procissão e quermesse
Cinco bandidos presos após assalto a casa em São Roque fizeram advogada refém, foi amarrada e ameaçada
Preso o 5º bandido de tiroteio em Cotia; dois tentaram fugir pelo esgoto e dois invadiram uma casa
Rapaz acusa homem grisalho de assédio dentro de trem da Linha 9-Esmeralda
Frank acusa outros influenciadores de envolvimento com PCC e cita Carlinhos Maia
Após recontagem de votos que tirou seu mandato, Gansinho volta à Câmara de Osasco

Primeira comandante da GCM de Cotia também foi uma das primeiras mulheres na Corporação; “enfrentamos muita resistência”

Da redação     -
26 de maio de 2026

O prefeito de Cotia, Welington Formiga, anunciou a nomeação de Isabel Casaçola Mendes como nova comandante da Guarda Civil Municipal.

Esta será a primeira vez, em 43 anos de existência da corporação, que uma mulher ocupará o principal cargo da GCM da cidade. Isabel ocupava o cargo de subcomandante.

Ela entrou para a Guarda Municipal em 1998 e fez parte das primeiras turmas de mulheres da instituição. Formada em Direito e com pós-graduação em Gestão de Segurança Pública, ela também possui cursos na área operacional e atuação em diferentes setores da segurança pública municipal.

Ao assumir o comando, Isabel relembrou o início da participação feminina na Corporação e as dificuldades enfrentadas pelas primeiras guardas municipais.

“No ano de 1997 começou o primeiro quadro de guardas femininas em Cotia e tivemos muita resistência. Existia uma cultura estrutural de que mulher tinha um único papel. Mas ao longo dos anos mostramos que poderíamos fazer a diferença dentro da instituição”, afirmou.

“Vou fazer segurança pública com muita responsabilidade, acolhendo todos aqueles que querem trabalhar pela proteção da população. E lembrem-se: mulheres juntas somos mais fortes”, finalizou.