Nesta terça-feira (16), o prefeito Rogério Lins anunciou que o primeiro ponto de ônibus digital, em Osasco, já está em fase de testes. O protótipo, denominado “Abrigo Protetor” irá funcionar próximo à prefeitura.
Em postagem, no início de junho, o prefeito prometeu que, até o final do ano, Osasco será a cidade com mais pontos de ônibus digitais do Brasil.
Há algumas semanas, antes de se exonerar do cargo, o então secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Osasco, Luciano Camandoni, disse que a meta é instalar até setembro 100 unidades de pontos de ônibus digitais na cidade. O prefeito já trabalha com o prazo até o final do ano para Osasco será o município com maior número de pontos de ônibus digitais do estado.
Dentre os serviços e benefícios que esses pontos irão oferecer a principal delas será acesso a um agente enquanto aguarda. Isso significa que o passageiro poderá se conectar, por meio da Central de Monitoramento 156, a um agente que irá aguardar a chegada do ônibus para garantir a segurança do passageiro em horários mais vulneráveis a assaltos e assédio sexual. Caso haja necessidade uma viatura da Guarda Civil Municipal mais próxima poderá se deslocar até o ponto.
Objetivo é oferecer companhia e minimizar sensação de insegurança das pessoas que utilizam as paradas. Elas não irão aguardar sozinhas nos abrigos à noite, ou começo da manhã quando ainda está escuro.
Os painéis digitais também vão oferecer informações em tempo real sobre o trajeto de cada linha de ônibus. Além disso, os usuários poderão acompanhar os horários dos coletivos através de um aplicativo que será disponibilizado para celulares.