O uso de drones pelo 14° Batalhão de Osasco reduziu a criminalidade na cidade nas duas primeiras semanas de outubro, na comparação a igual período em setembro.
Segundo dados divulgados pela PM, os flagrantes por tráfico de drogas subiram 400% no período; o roubo de carga apresentou queda de 100%; os furtos de veículos apresentaram redução de 10% e os de roubos de veículos 67%, neste último tipo de delito o bandido rende a vítima com arma de fogo ou qualquer outro tipo de intimidação.
Osasco foi selecionada para integrar o grupo de municípios que participa de um teste da PM para o uso de drones no combate à.criminalidade. O “inseto mecanizado’, como foi carinhosamente apelidado, tem se mostrado eficiente.
Aliado a adoção deste tipo de tecnologia, o 14° Batalhão também tem realizado operações durante 24h do dia.
Três dessas operações, o “Amanhecer, Entardecer e Anoitecer em Oz” colocam policiais militares de folga, escalados para 4 horas de serviço extra, em pontos estratégicos apontados pelo Serviço de Inteligência da PM.
A operação “Carga Segura” também foi essencial para tirar Osasco da rota de abordagem, roubo de carga e retenção de motoristas em cativeiros. Com os drones, a cidade está há 15 dias sem uma ocorrência do gênero.
Segundo a Comunicação do 14° Batalhão, os dados têm comprovado que o uso drones é fundamental na redução de diversos crimes e se torna mais um instrumentos no combate aos bandidos.
Em Osasco, as força de segurança também são unidas. A cidade realizou, recentemente, a 9° Força Conjunta, uma ação que coloca nas ruas, por 24 h, o efeito da PM, Polícia Civil e Guarda Municipal.