Com menos de 40% da sua capacidade, o estoque da Fundação Pró-Sangue está operando em nível crítico. Os sangues do tipo O-, O+, B- e A- são os mais necessários, estando disponíveis em quantidade suficiente para menos de um dia.
Há estoque para manter apenas a demanda de um dia pelo tipo B+. O nível das reservas dos tipos A+, AB- e AB+ estão até essa terça-feira, 16, em situações estáveis.
Segundo o governo de São Paulo, com o início das campanhas de imunização e os feriados aconteceu uma queda nas doações de sangue.
Dessa forma, a Fundação pede às pessoas que procurem um dos postos de doação para realizarem esse gesto de amor e que salva vidas.
Pessoas que se vacinaram contra a gripe e contra o coronavírus com as vacinas Coronavac e Covaxin devem esperar 48h para doar sangue, enquanto as demais vacinas contra a Covid-19 demandam um intervalo de 7 dias entre a imunização e a doação.
Em Osasco, o posto fica no Hospital Regional localizado na rua Ari Barroso, 355, em Presidente Altino. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30 e aos sábados, das 8h às 16h.
Em Barueri, o posto funciona no Hospital Municipal localizado na rua Angela Mirella, 354, próximo à Av. Sebastião Davino dos Reis. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Para aqueles que quiserem realizar a doação de sangue, a Fundação orienta que seja feito o agendamento online para garantir rapidez no processo. Para isso basta acessar o site www.prosangue.sp.gov.br.