8 de julho de 2025 18:37

Carapicuíba intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua durante inverno
Começa Festival das Cerejeiras em São Roque
“Arraiá do Servidô” de Osasco terá cantor Thiaguinho e banda Rastapé
Piter Santos confirma Ganha Tempo em shopping de Vargem Grande Paulista
Zona Azul obsoleta faz Cotia abrir licitação para contratar nova empresa
Pórtico free flow para cobrança de pedágio entre Cotia e Vargem Grande é retirado da Raposo

8 de julho de 2025 18:37

Carapicuíba intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua durante inverno
Começa Festival das Cerejeiras em São Roque
“Arraiá do Servidô” de Osasco terá cantor Thiaguinho e banda Rastapé
Piter Santos confirma Ganha Tempo em shopping de Vargem Grande Paulista
Zona Azul obsoleta faz Cotia abrir licitação para contratar nova empresa
Pórtico free flow para cobrança de pedágio entre Cotia e Vargem Grande é retirado da Raposo

Pró-Sangue tem estoque para menos de um dia e pede doações

Divulgação

Da redação     -
16 de agosto de 2021

A Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, está com o estoque extremamente baixo e precisa urgentemente de doadores. Desde meados de julho, a doação de sangue vem registrando forte queda. As temperaturas baixas têm impactado no volume de bolsas, afastando temporariamente os candidatos das unidades de coleta.

Atualmente a instituição está operando apenas com 22% da reserva necessária para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública. Se não for revertido a tempo, esse quadro pode levar ao cancelamento de cirurgias. No momento, os sangues do tipo O+, O-, B- e B+ – estão em estado de emergência, ou seja, garantem o abastecimento por menos de um dia. Já as bolsas de sangue A- e A+ estão em nível crítico, conseguindo atender à solicitação dos hospitais por apenas um dia. 

O volume diário de doações nessas últimas semanas tem sido insuficiente para manter os estoques em nível adequado de abastecimento. Para que cirurgias não sejam canceladas, contamos com o apoio massivo da população.

Quem tiver interesse em ajudar deve fazer o agendamento online da sua doação pelo site da Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br). A doação de sangue continua sendo segura, e os postos de coleta não oferecem riscos aos candidatos.

Serviço – Para doar sangue o candidato deve fazer o agendamento no site (www.prosangue.sp.gov.br) e verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação. 

Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados (no site da Pró-Sangue é possível obter mais informações).

Todas estas informações encontram-se disponíveis no site www.prosangue.sp.gov.br. Para demais dúvidas, consultar o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).

Hemocentro na região

Posto Regional de Osasco

Rua Ari Barroso, 355, Presidente Altino

Posto Barueri

Rua Angela Mirella, 354, térreo, Jardim Barueri