A criação de ligações ferroviárias perimetrais se tornou uma necessidade para a melhoria do sistema sobre trilhos. Projetos realizados pela CPTM como a Linha 14-Ônix e o Arco Oeste, agora atualizado, são possibilidades para a expansão sustentável da rede.
A chamada Linha 24-Arco Oeste é uma ligação ferroviária que engloba os municípios de Barueri, Carapicuíba, Osasco, Taboão da Serra e São Paulo com 20 estações e quatro pontos de integração.
As conexões da Linha 24-Arco Oeste seriam realizadas na estação Carapicuíba da Linha 8-Diamante, Monte Belo da Linha 22-Marrom, Taboão da Serra na Linha 4-Amarela e Campo Limpo da Linha 5-Lilás. O traçado propiciará desta forma possibilidades mais eficazes de conexão nas regiões periféricas, evitando a superlotação nas baldeações da região central de São Paulo.
Estações
No município de Barueri está prevista a construção de três estações: Rio Negro, Araguaia e Tamboré. As paradas deverão atender ao centro empresarial de Alphaville, um dos mais dinâmicos da grande São Paulo.
Em Carapicuíba estão previstas cinco paradas: Parque da Lagoa, Carapicuíba, Brasil, Hospital Geral e Integração. A linha corta a região central da cidade e atende principalmente aos pontos com maior quantidade de habitações.
Na região de Osasco cinco estações deverão ser construídas. São elas as estações São Pedro, Jardim Roberto, Santo Antônio, Nova Granada e Sanazar. Assim como em Carapicuíba, neste trecho é predominante o uso residencial do solo.
Após Osasco, a Linha 24 chega à Zona Oeste de São Paulo.com três estações: Jardim D’Abril, Monte Belo e Eiras Garcia. Na estação Monte Belo haverá integração com a futura Linha 22-Marrom que ligará Cotia até Sumaré. Neste traçado a linha cruza áreas residenciais.
Em Taboão da Serra estão previstas as estações Hortênsias e Taboão, esta última com integração com a Linha 4-Amarela. A estação cruza áreas residenciais e o centro da cidade.
Por fim, a linha volta para São Paulo chegando na Zona Sul da cidade. As estações Donatello e Campo Limpo deverão realizar o atendimento a áreas de uso residencial e misto, com moradias e comércio.
A demanda da Linha 24-Arco Oeste, segundo estudos realizados pela CPTM em 2013, seria de 558 mil passageiros no cenário 2030. A frota de trens seria de 32 trens.(com Metrô CPTM)