As bancadas do PT e do PSOL devem protocolar, nos próximos dias, um pedido de impeachment do secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
A divulgação foi feita pelo ex-prefeito de Osasco e deputado estadual petista Emidio de Souza em suas redes sociais.
O pedido acontece após os episódios de violência policial registrados em São Paulo quando um PM pegou um homem pelas calças e o arremessou de uma ponte.na Zona Sul da Capital. A vítima caiu em um córrego e, embora tenha sido internada, sobreviveu à agressão.
Anteontem, a Justiça Militar decretou a prisão do policial Luan Felipe Alves Pereira, apontado como o responsável pelo ato ocorrido no último domingo (1°).
O inquérito aponta os possíveis crimes de lesão corporal e violência arbitrária, previstos no Código Penal Militar.
Já em Barueri, a truculência policial foi registrada no bairro do Reginalice contra uma idosa de 63 anos que sofreu ferimentos na cabeça e sangrou muito após apanhar de um policial jovem, que a família definiu como “um menino”.
Uma moto com documentação atrasada levou à série de arbitrariedade cometidas em Barueri, onde a idosa apanhou da polícia e seu filho levou um “mata-leão” de um PM, golpe proibido na Corporação desde 2020.
Na delegacia de Barueri, o boletim de ocorrência foi registrado como desacato à autoridade por parte da família e abuso de poder pela PM.
O deputado estadual Emidio de Souza atribui a onda de violência ao comportamento do secretário Derrite que age com a conivência do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“Absurda a situação da segurança de São Paulo sob Tarcísio e Derrite. Triste ver imagens de uma idosa sendo agredida por policiais. A escalada da violência policial é fruto da negligência de Tarcisio e Derrite que deixam impunes os agentes que não cumprem a lei”, postou o deputado.
“Aproveito e deixo a minha solidariedade à Dona Leonilda, moradora de Barueri agredida. Tarcísio precisa tomar medidas urgentes para acabar com essa violência policial. Fora Derrite!”, completou Emidio.
“Chega de violência policial! As bancadas do PT e PSOL vão protocolar o pedido de impeachment do secretário de Segurança, Derrite”, finalizou o deputado.