19 de julho de 2026 03:26

Prefeitura de Carapicuíba faz mutirão de serviços públicos no Ariston neste sábado
Korea Fest Brasil reúne gastronomia e cultura coreana com entrada gratuita
Vítimas de acidente na Avenida Marginal do CSU podem perder as pernas
PM prende traficante com 1740 porções de drogas em apartamento da CDHU de Itapevi
Acidente grave deixa dois feridos na Avenida Marginal do CSU em Carapicuíba
Carapicuíba terá mais de 2 mil câmeras de monitoramento, diz prefeito

19 de julho de 2026 03:26

Prefeitura de Carapicuíba faz mutirão de serviços públicos no Ariston neste sábado
Korea Fest Brasil reúne gastronomia e cultura coreana com entrada gratuita
Vítimas de acidente na Avenida Marginal do CSU podem perder as pernas
PM prende traficante com 1740 porções de drogas em apartamento da CDHU de Itapevi
Acidente grave deixa dois feridos na Avenida Marginal do CSU em Carapicuíba
Carapicuíba terá mais de 2 mil câmeras de monitoramento, diz prefeito

Qualidade de vida que se vê!

Divulgação

Da redação     -
02 de julho de 2021

Engº Waldyr Ribeiro Filho

A qualidade de vida deve estar no horizonte de todo gestor público. E quando falo em qualidade de vida, estou tratando de questões muito objetivas, com impacto direto na rotina das pessoas. Em nossa área de atuação, na Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de Osasco, especialmente no que diz respeito à infraestrutura, é comum que profissionais do setor e mesmo agentes da área política, enxerguem apenas as obras e realizações como objetivos finais, não associando as benfeitorias como o caminho para a necessária transformação social.

Uma das áreas de nossa atuação, e que muito nos entusiasma, é o programa de eficientização energética com a implantação da luz de LED. Desde o início do nosso desafio, o prefeito Rogério Lins sempre deixou claro que esse tema deveria ser tratado como prioridade em sua gestão. E os números revelam o quanto Osasco tem avançado neste campo. São mais de 2.300 vias públicas já atendidas com o novo sistema de iluminação, sem contar os parques e praças, que também já trocaram as luminárias antigas pelas novas, gerando uma economia aos cofres municipais da ordem de 30%. Nossas ruas e avenidas já receberam mais de 20 mil luminárias de alto desempenho e quase 700 luminárias decorativas (também de LED) foram instaladas em parques e praças. Atualmente, cerca de 75% de todo o parque de iluminação pública da cidade conta com a tecnologia LED e, em breve, esse número chegará a 85%, ou seja, Osasco caminha de forma rápida para ter todo o seu território atendido pelo novo sistema. E por que isso é tão bom? Como disse no início desse texto, há ações da administração que melhoram diretamente a vida das pessoas. Este é um caso clássico.

Com a iluminação de LED os benefícios estão em toda parte: aumenta a sensação de segurança pelo cidadão; estimula a apropriação de espaços públicos, como parques e praças, ao incentivar seu uso pela população e inibir a criminalidade; no sistema de trânsito facilita o fluxo de veículos, auxilia na redução de acidentes noturnos e aumenta a segurança de ciclistas e pedestres; melhora as condições de vida, principalmente nas comunidades carentes; auxilia na proteção de indivíduos e propriedades, ao facilitar a ação das forças de segurança públicas; dentre outros. Caso ainda não tenha percebido ou já tenha se acostumado à novidade, procure prestar mais atenção ao circular a noite e certamente chegará à constatação – Osasco está muito mais iluminada!