Duas cidades da região contam com uma média de 300 moradores que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, mas não compareceram para tomar a segunda aplicação. Concluir a imunização com a segunda dose é essencial para o organismo desenvolver todos os anticorpos necessários para combater o vírus.
Em Itapevi, a prefeitura registrou a ausência de 293 pessoas, sendo 73 em janeiro, 100 em fevereiro e 120 em março. Município soma 19.398 vacinados entre primeira e segunda dose, conforme divulgado pela administração.
Já em Jandira esse número é um pouco maior. De acordo com a assessoria de imprensa, 301 vacinados não voltaram para a segunda dose do imunizante. “Como estratégia, a Secretaria da Saúde tem feito contato direto com as pessoas e a comunicação também fará um trabalho para conscientização”. Dados do governo estadual apontam 7.898 doses aplicadas.
Em Barueri a prefeitura informou que “o índice de absenteísmo na segunda dose é menor que 5%” e que nessas situações “o município entra em contato com os pacientes via telefone e em outros casos pessoalmente na residência”. Segundo a administração na cidade 36.612 moradores já foram vacinados, sendo 11.913 com a segunda.
O Diário também entrou em contato com as assessorias de imprensa das prefeituras de Osasco, Carapicuíba e Santana de Parnaíba, mas não tivemos retorno.