Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam 96 pessoas com varíola do macaco na região Oeste da Grande São Paulo. Outros 27 pacientes aguardam resultado dos exames e, se forem confirmados, região passará dois 100 casos em um curto espaço de tempo.
O primeiro doente no Oeste da Grande São Paulo foi registrado em Itapevi há pouco mais de dois meses. Barueri, Cotia e Osasco incluem a lista. Boletim do Ministério da Saúde, de 9 de agosto, apontava a varíola dos macacos presente em 67 municípios de São Paulo.
O primeiro caso no Brasil – foi confirmado na capital paulista, em 9 de junho. Hoje, a cidade ainda concentra a grande maioria (80%) dos 1.636 pacientes do Estado, contabilizando 1.305 pessoas infectadas pelo vírus.
A doença se espalhou primeiro pelos municípios vizinhos à capital, atingindo Guarulhos (26 casos), Santo André (25), São Bernardo do Campo (26), Osasco (24) e quase todas as outras cidades da região. Agora, o vírus avança no interior, seguindo das maiores para as menores cidades.